

Constelação familiar sistêmica

Bert Hellinger, nasceu na Alemanha em 1925. Estudou Filosofia, Teologia e Pedagogia. Ele trabalhou por 16 anos como membro de uma ordem de missionários católicos com os Zulus na Afríca onde conheceu a maneira respeitosa em que as familias se tratavam naquela cultura.
Depois de se formar em psicanálise, desenvolveu a sua própria abordagem de Constelaçao Familiar a partir das experiências com dinâmica de grupos, terapia primal, análise transacional e vários processos de hipnose terapêutica.
Seu trabalho é reconhecido no mundo inteiro em vários setores como na psicoterapia, no trabalho de consultoria em organizacões e empresas, na educação, na área da jurisprudência e na orientação para a qualidade das relações interpessoais no âmbito da familia, na sociedade e nas organizações.
A constelação familiar sistêmica é uma ferramenta de investigação muito eficiente que oferece uma enorme praticidade e rapidez nos diagnósticos dos sofrimentos humanos.
Ao auxiliar as pessoas a entenderem seus processos psicológicos à luz das chamadas leis do amor, ordem, equilíbrio e pertencimento, dá a elas a oportunidade de ressignificarem suas vidas e suas relações com as pessoas fundamentais de sua vida como os pais irmãos, filhos e antepassados. A mesma regra pode ser aplicada nas relações sociais, profissionais e acadêmicas com a mesma eficiência.
Essa valiosa ferramenta vem ao encontro dos tempos velozes em que vivemos, quando os resultados terapêuticos urgem em serem alcançados, facilitando o alcance de um modo de vida mais saudável com um custo reduzido, o que favorece o acesso ao maior número de pessoas. Em termos de tempo, observo que ela se sobressai destacadamente às terapias convencionais. Existem circunstâncias em que a cura precisa ser rápida como nas fobias, nas síndromes de pânico, nos bloqueios para provas de vestibular, testes de seleção profissional, defesas de teses, nas necessárias e por vezes difíceis reconciliações com os pais idosos, irmãos, filhos...