A MENOPAUSA E OS SENTIMENTOS DA MULHER

January 19, 2019

A MENOPAUSA é um processo natural no envelhecimento da mulher, mas para a maioria de nós representa um grande declínio no rendimento físico e mental, além da probabilidade de surgirem graves prejuízos psicológicos e emocionais devido à mudança hormonal.

 

 

Muitas das mulheres que atendo no consultório queixam da diminuição da resistência física, da acuidade mental, da libido. Falam sobre a instabilidade emocional, da grande irritabilidade e sobre as crises conjugais que se instalam e/ou se agravam nesse período. A depressão é um dos piores agravamentos no quadro da menopausa porque é uma doença realmente incapacitante, nos altera, nos limita, nos desequilibra.

 

É importante aqui frisar que existem diversas linhas de tratamentos e práticas complementares que nos auxiliam muito no melhor "enfrentamento" dos sintomas. Reposições hormonais sintéticas ou naturais, dieta adequada, atividade física, lazer, psicoterapia, yoga e tantos outros. Ah, e não posso me esquer do quesito sossego SOSSEGO! Você precisa de muito sossego! Seja como for, deixe isso claro para os mais próximos.

 

 A tristeza, a perda da autoconfiança, as alterações nos nossos corpos que nos tiram a beleza física podem ser, sim, enfrentadas e vencidas, principalmente com a adoção de uma mentalidade menos rígida sobre nós mesmas que nos autoriza transitar pela vida dignamente em cada fase dela, com equilíbrio, maturidade, aceitação e amor próprio.

 

Sobre os parceiros, um amor realmente bom é aquele que põe na pauta o valor que você construiu durante toda a existência dele. É aquele que te acolhe, te abraça, te compreende e auxilia na superação das inconveniências dessa fase. Mas lembre-se que nessa mudança de ciclo no universo feminino, há o luto, a perda do viço e uma evidência crua da passagem do tempo. É difícil para você, é difícil para eles também. Compreenda, aceite, coopere, dê um desconto, conte até 10, respire fundo.

 

Quando os anos avizinharem essa fase, quando você sentir o mal estar angustiante d

 

os primeiros fogachos ou se já está nesse "processo", SIMPLESMENTE SE AME, se autorize passar por tudo isso sem permitir que os deboches, a indiferença, o despreparo dos parceiros e a incompreensão dos outros te abalem ainda mais. Uma boa dica é comunicar, sinalizar sobre como se sente para que eles saibam do seu nível de necessidade de ajuda em cada dia desses longos anos á frente.

 

Existe um "barulho" interno a ser ouvido, aceito, tratado e superado. Apodere-se do seu direito de ser e estar no mundo nesse exato instante com todo o respeito e cuidado que você precisa e merece.

 

Ame-se, ame-se muito! 

 

Um beijo carinhoso no seu coração e nos seus hormônios.

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

January 11, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga